Tecnologia do Blogger.

Acompanhe a Escola Hermelinda nas redes

Marquee Text - http://www.marqueetextlive.com

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Colheita de soja em Luca do Rio Verde


Durante visita ao município de Lucas do Rio Verde, no ultimo sábado (14), oportunidade em que participou da programação do Show Safra, o Secretario de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Mato Grosso, José Domingos Fraga Filho, disse que 2012 será o ano da Agricultura Familiar no Estado.


http://mtnoticias.net/site/noticia/17998
A colheita da safra de soja em Mato Grosso chegou a 89,4%. No entanto, em vários municípios, principalmente, os localizados na região Médio-Norte, o processo já terminou ou está bem próximo do fim. Sorriso, com área estimada em 614 mil hectares, e Lucas do Rio Verde, com 242 mil hectares, já finalizaram a colheita. Já Sinop, 108 mil hectares, e Nova Mutum, 350 mil hectares, estão bem próximos do fim com 97% e 96%, respectivamente, de suas áreas colhidas.http://mtnoticias.net/site/noticia/17998 

A soja é considerada o produto de sustentação da balança comercial brasileira, e assim indispensável para a manutenção de vários setores, dentre esses, o de óleo vegetal, farelo, rações para alimentação animal e para o próprio consumo humano. http://www.agrolink.com.br/noticias/soja--colheita-chega-ao-fim-em-sorriso-e-lucas-do-rio-verde_146367.html


  Apesar dos riscos e das poucas áreas de produção, o algodão é uma cultura altamente competitiva que traz muitos benefícios para o município, principalmente para o setor industrial. Um fator importante quanto a cultura do algodão é referente a tecnologia. Para cultivar o algodão, é necessário um grande investimento em máquinas e insumos, desde o plantio até a colheita do produto. Esse talvez seja o principal fator que impede que haja uma produção maior e mais áreas cultivadas no município. http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/economia.asp


 
O município é um dos grandes produtores nacionais de milho segunda safra, especializando-se na produção dessa cultura. O milho, além de atuar na cadeia regional de produção de grãos, atua também nas cadeias produtivas de suínos e frangos de outros estados brasileiros.http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/economia.asp 


A suinocultura é um investimento agregado junto à produção de grãos, podendo serincorporada como uma alternativa rentável para as famílias rurais. O município de Lucas do Rio Verde conta com uma atividade potencial, pois gera produção de milho e soja suficientes para a manutenção da cadeia regional, como também para manter as cadeias provenientes de outros estados.http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE82B03V20120312


Show Safra em Lucas do Rio Verde integra o produtor com a pesquisaNa vitrine tecnológica montada na seda da Fundação Rio Verde, centenas de produtores, técnicos e convidados circularam durante os dois dias do 11º Show Safra, em Lucas do Rio Verde. O evento é considerado um dos maiores do agronegócio da região Centro Oeste do país. O objetivo é apresentar tecnologias, oferecidas pelas mais de 30 empresas parceiras da feira.
Em Mato Grosso, onde a colheita do milho safrinha está mais adiantada, os agricultores estão estocando . De acordo com a Conab, a produção de milho safrinha, em Mato Grosso, deve atingir os 7,1 milhões de toneladas. Queda de 5% em relação ao ano anterior, por causa das perdas com a estiagem.  http://mtagronews.blogspot.com.br/2012/01/show-safra-em-lucas-do-rio-verde.htmlhttp://www.revistadaterra.com.br/view.php?id=su30&id_c=1324http://www.jdemito.com.br/calcario/2011/04/lucas-do-rio-verde-finaliza-colheita-da-soja/Colheita de soja em Mato Grosso será oficialmente iniciada no sábado (14) em Lucas do Rio Verde (a 354 km de Cuiabá), com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Está confirmada a vinda do secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz, e do secretário nacional de Política Agrícola, Caio Rocha. Além do lançamento da colheita, eles participação do Show Safra, evento realizado pela Fundação Rio Verde, que começa hoje e termina amanhã, na mesma cidade

Pesquisa: Leonardo Rosa e Maycon FerreiraFonte:  http://www.bocchi.com.br/noticiaver.asp?Cod=10003




Em Mato Grosso, onde a colheita do milho safrinha está mais adiantada, os agricultores estão estocando . De acordo com a Conab, a produção de milho safrinha, em Mato Grosso, deve atingir os 7,1 milhões de toneladas. Queda de 5% em relação ao ano anterior, por causa das perdas com a estiagem.



O município mato-grossense já colheu 99% da área estimada em 230 mil hectares. Já Sorriso e Nova Mutum vem logo atrás com a colheita de 96,5% e 96%, respectivamente, das áreas estimadas em 600 mil hectares e 340 mil hectares.

Grupo mídia informação sobre a agricultura do municipio de Lucas do Rio Verde: Leonardo,Maycon,Gabriel,Luiz,Alexssandro.
Projeto  Mato Grosso mostra sua cara (Lucas do Rio Verde) Professor   Marco Antonio

Agricultura em Lucas do Rio Verde


O evento que será realizado , em Lucas do Rio Verde, terá a presença de representantes do Mapa.

O primeiro é com relação aos investimentos em pesquisa agropecuária. É importante ampliar os investimentos para auxiliar os produtores. O segundo, que não é de competência direta do ministério, mas esperamos envolver os representantes do ministro e mostrar a importância do tema, é a carência de logística que temos em Mato Grosso”.

Pesquisa:Matheus Vasconcelos e Luiz Gabriel




História de Lucas do Rio Verde


As obras de abertura da rodovia BR-163, pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), ligando Cuiabá a Santarém (PA), na segunda metade da década de 70, mobilizaram os primeiros colonizadores para esta região de cerrado situada no Médio-Norte de Mato Grosso e distante 350 quilômetros da Capital.
  
No entanto, foi somente a partir de 1981, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) começou a implantação do projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores sem-terra oriundas de Encruzilhada Natalino, interior do município de Ronda Alta (RS), que se formou a comunidade que deu origem a Lucas do Rio Verde.

Na época, outros 85 posseiros que já habitavam o local e mais 50 colonos provenientes do interior de São Paulo também foram assentados nos lotes que dividiram uma gleba de 197.991 hectares.

O dia 05 de agosto de 1982 passou a ser comemorado como a data de fundação da agrovila, ainda então pertencente ao município de Diamantino.

Em 17 de março de 1986, o núcleo urbano foi elevado à condição de Distrito e no dia 04 de julho de 1988, quando conquistou sua emancipação político-administrativa, já contava com 5.500 habitantes. Atualmente, poucas famílias dos assentados de Ronda Alta ainda continuam de posse de suas terras. Pressionadas pelas inúmeras dificuldades daquele período, muitas delas desistiram de seus sonhos e outras perderam terreno para a agricultura extensiva que começava a ocupar a vastidão do cerrado.

Três décadas depois da instalação do acampamento do 9º BEC, às margens do Rio Verde, esta moderna, pujante e dinâmica cidade cujo nome rende uma homenagem a Francisco Lucas, antigo seringalista e desbravador da região, em nada lembra aquele vilarejo onde tudo era difícil e precário.

Hoje, com 45.545 mil habitantes têm um enorme orgulho de viver nesta sociedade que em tão pouco tempo se tornou um pólo de desenvolvimento do estado e ainda ficou conhecida por ter um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Origem do nome
A denominação Lucas do Rio Verde é homenagem a Francisco Lucas de Barros, e ao Rio Verde, curso d’água que corta o território municipal, assim chamado pela cor esverdeada que apresenta.
 
Foto: Francisco Lucas de Barros
Francisco Lucas de Barros foi um seringalista, desbravador de sertões. 

Este homem, afeito à rudeza da selva, via na extração do látex sua motivação de vida. Profundo conhecedor da região, teve seu nome perpetuado pela história ao emprestá-lo ao município de Lucas do Rio Verde.

DistritosO município de Lucas do Rio Verde conta, em sua estrutura administrativa com o distrito de Groslândia, localizado a 54 quilômetros ao sul da sede, sendo que o acesso se dá pela estrada da linha 01, hoje denominada Rodovia da Mudança.
 



Pertencem também ao Município de Lucas do Rio Verde as seguintes Agrovilas: Itambiquara, Nossa Srª. do Rosário, Campinho Verde, KM 30, Nossa Srª. Aparecida, Santa Bárbara, Santa Teresinha, São Cristóvão e Nossa Srª. Consoladora.

Localização: Centro-Oeste do Brasil, Região Norte de Mato Grosso
Extensão Territorial: 3.645,23 Km2
Emancipação: 04 de julho de 1988
Distrito: Groslândia
População: 45.545 habitantes (IBGE 2010)
Eleitores: 27.765 (Julho 2010)
Distância da Capital (Cuiabá): 350 Km
Rodovia de Acesso: BR-163 (Cuiabá-Santarém)
Limites: Ao Norte, Sorriso; ao Sul, Nova Mutum; ao Leste, Sorriso; e ao Oeste, Tapurah
Altitude: Média de 400 metros
Clima: Tropical de savana, com duas estações bem definidas
Temperatura Média Anual: 25ºC
Precipitação Pluviométrica: Média anual de 2.333 mm.
Estação Chuvosa (de setembro a abril): Umidade relativa do ar acima de 86%
Estação Seca (de maio a setembro): Umidade relativa do ar abaixo de 40%
Hidrografia: Os rios principais são o Rio Verde, Cedro, Divisão e o Córrego Lucas.
Vegetação: Constituída por cerrado, arbóreo denso (cerradão) e matas ciliares
Relevo: Predomínio dos relevos planos com solos argilosos ou areno-argilosos
Solo: Latossolos vermelho-amarelo distrófico (80%), areias quartzosas e solos hidromórficos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ações Comemorativas pelo aniversário de Cuiabá



"Meu nome é Larissa, tenho 11 anos e gosto dos pratos cuiabanos. O peixe cuiabano é uma beleza, não pode faltar na mesa o arroz Maria Isabel e o acompanhante com o verdadeiro suco de caju. Os doces cuiabanos também são uma beleza, mas a bolinha de arroz fica pro lanche da tarde.
Parabéns Cuiabá por essa comidas e pelo seus 293 anos ♥♥”  
(Cordel de Cuiabá)



“Meu nome é Alana,
Tenho 10 anos de idade.
Nesta terra vivo,
Foi aqui onde nasci.
O que vale é o amor
Que tenho por aqui.
Onde muita coisa aprendei
Nesta linda e adorável
Terra que me acolheu.
Aqui sou a menina mais feliz
Sou cuiabana de coração e
Tenho bastante gratidão
Pois, essa é a terra que vivo. Cuiabá!!

Parabéns pelos seus 293 anos
Alana - 5º ano”
(Cordel de Cuiabá)





“Cuiabá terra acolhedora
Cuiabá de tantas alegrias e belezas
Cuiabá terra de encantos...

Parabéns Cuiabá!! - 293 anos
- 5º ano”

(Cordel de Cuiabá)



“Meu nome é Maria Eduarda,
E gosto de costela com mandioca
È bom demais!!!
Sou cuiabana de coração e
Gosto de ir ao Parque Estadual
Mãe Bonifácia...
Eu conheço a dança do siriri,
O rasqueado, o boi-da-serra
A dança de salão do bairro São Gonçalo...

Feliz Aniversário!! - 293 anos ”
(Cordel de Cuiabá)
















A verdadeira Pascoa!!!

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão. 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.































E para finalizar do dia, as lembrancinhas e docinhos em cada sala com os  professores...





  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP